Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus...
Seja Bem vindo, para a visualização do fórum por completo é necessário estar logado..

Espero que esse fórum possa te mostrar que Jesus é vida..
Jesus pode mudar a sua História, Ele quer mudar a sua vida!
Deixe ele entrar na sua vida..

Os Banner's que aparecem na pagina inicial não são de responsabilidade de nosso fórum!

Não recomendamos clicar nestes banner's de ofertas, jogos, etc..

Para melhor navegação é necessário o uso do Google Chrome e a instalação do adblock plus para evitar esses banners indesejados..

https://chrome.google.com/webstore/detail/adblock-plus/cfhdojbkjhnklbpkdaibdccddilifddb?hl=pt-BR

Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus...

Seja bem vindo(a) que este fórum possa tirar suas dúvidas e mostrar a verdadeira essência da Palavra do Senhor...
 
InícioFilhos de DeusFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Nome de Deus - Tetragrama Sagrado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Admin
Admin
avatar

Mensagens : 65
Pontos : 2345
Reputação : 0
Data de inscrição : 18/12/2011
Idade : 26
Localização : Rj

MensagemAssunto: Nome de Deus - Tetragrama Sagrado   Qua Out 31, 2012 10:45 am

Hebraico: יהוה
Letra: "Y H V H" ou "Y H W H"
Pronúncia: "YODH HE WAW HE" ou "YUD HÊI VAV HÊI"

O Tetragrama sagrado refere-se ao nome de DEUS.
Hoje a forma latinizada que é mais comum se usar "J H V H" , a pronuncia correta do hebraico deixou de ser usada á milhares de anos devido ser uma língua quase extinta.

As pessoas perderam ao longo das décadas a capacidade de pronunciar de forma satisfatória e correta, pois a língua precisaria se curvar (dobrar) de uma forma em que especialistas no assunto descreveriam hoje em dia como impossível.

Originariamente, em aramaico e hebraico, era escrito e lido horizontalmente, da direita para esquerda יה-וה, ou seja, HVHY.
Formado por quatro consoantes hebraicas — Yud י Hêi ה Vav ו Hêi ה.

O tetragrama aparece 6.828 vezes — sozinho ou em conjunção com outro "nome".

Os nomes YaHVeH (vertido em português para Javé), ou YeHoVaH (vertido em português para Jeová), são transliterações possíveis nas línguas portuguesas e espanholas, mas alguns eruditos preferem o uso mais primitivo do nome das quatro consoantes YHVH; Ainda alguns destes estudiosos concordam que a pronúncia Jeová (YeHoVaH ou JeHoVáH), seja correta, sendo esta última a pronúncia mais popular do Nome de Deus em vários idiomas.

A antiguidade e legitimidade do Tetragrama como O Nome de Deus para os judeus pode ser comprovada na conceituada tradução para o grego da Bíblia Hebraica.

Essa tradução ficou conhecida como a Versão dos Setenta (ou Septuaginta, palavra latina que significa setenta, ou ainda LXX), pois setenta e dois rabinos (seis de cada uma das doze tribos) trabalharam nela e, segundo a história, teriam completado a tradução em setenta e dois dias.

Nesta tradução o Tetragrama aparece escrito em hebraico arcaico ou páleo-hebraico. Foram encontrados fragmentos de cópias primitivas da Septuaginta onde o Tetragrama YHWH' é representado em letras gregas:

(Fragmento da Septuaginta - Levítico 3:12; 4:27).
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Estudos revelam que apenas em cópias posteriores da Septuaginta Grega, datadas do final do Século I d.C. em diante, os copistas começaram a substituir o Tetragrama YHWH por Kýrios, que significa SENHOR (em letras maiúsculas) e por Theós, que significa DEUS. Essa foi a razão de YHWH ter desaparecido graficamente do texto do Novo Testamento em algumas traduções bíblicas.

Segundo o livro bíblico de Gênesis, foi o Deus YHWH que se revelou ao semita Abrão (depois chamado de Abraão) em Ur, na Baixa Mesopotâmia.
O Deus YHWH é deste modo identificado como a Divindade que causou o Dilúvio Bíblico. É o Deus de Adão, de Abel, de Enoque e de Noé. É o Criador do Universo e de todas as formas de vida na Terra. É também chamado por Adonai (Soberano Senhor), Elohim (Deuses, plural majestático), HaAdón (o [Verdadeiro] Senhor), Elyón (Deus Altíssimo) e El-Shadai (Deus Todo-poderoso).

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Assim, o Deus YHWH se assume como um Deus familiar, o "Deus de Abraão, de Isaque e Jacó", protector da linhagem do "descendente" [ou "semente"] de Abraão. De seguida, torna-se no Deus das 12 tribos de Israel. É o Deus Libertador do povo de Israel da escravidão no Egipto e quem o faz conquistar a terra de Canaã. Para tal, revela-se a Moisés, a quem entrega seus Dez Mandamentos no monte Sinai. Para sua adoração e cumprimento de sua Lei, são constituídos sacerdotes os da tribo de Levi, ou Levitas, sob a liderança do Sumo Sacerdote, da linhagem de Aarão.

Com o estabelecimento da Monarquia do Antigo Israel, e mesmo após a divisão do Reino, emerge o papel dos profetas do Antigo Testamento como porta-vozes especiais do Deus YHWH. Tornam-se desse modo figuras-chave na vida religiosa, com uma autoridade única. Também consolidam a ideia da vinda do Messias como o "Ungido" de YHWH, descendente da Tribo de Judá e da Casa Real de David.

Para alguns estudiosos da literatura judaica, o nome do Eterno era impronunciável, e segundo a explicação científica dos judeus, passaram a não pronunciar o nome do Eterno Todo Poderoso porque sentiam-se temerosos em transgredir o terceiro mandamento do Eterno no Decálogo:

"Não tomarás o nome de YHWH, teu Deus, em vão, pois YHWH não considerará impune aquele que tomar seu nome em vão." Êxodo 20:7

Alguns sustentam que o nome era considerado sagrado demais para ser proferido por lábios imperfeitos. Mas uma pesquisa no Velho Testamento não revela nenhuma evidência de que quaisquer dos adoradores de YHWH alguma vez hesitassem em proferir o nome Dele.

o antigo Testamento afirma que o próprio YHWH faria com que Seu nome "fosse declarado em toda a Terra", para ser conhecido até mesmo pelos seus adversários. (Êxodo 9:16; Isaías 64:2; Jonas 1:1,17) O Nome do Deus de Israel era conhecido e usado por nações pagãs (politeístas) tanto antes da Era Cristã como nos primeiros séculos dela.

Uma delas, descoberta no Egipto, são os restos fragmentários dum rolo de papiro da Septuaginta com uma parte de Deuteronómio (32:3,6):
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Apresenta 49 vezes o Tetragrama YHWH, escrito em caracteres hebraicos quadrados, em cada ocorrência no texto hebraico traduzido. Registram-se mais três ocorrências de YHWH em fragmentos não identificados (116, 117 e 123). Os peritos datam este papiro como do Século I a.C. , e neste caso, foram escritos quatro ou cinco séculos antes dos manuscritos já mencionados.

O significado exato do Tetragrama YHVH ainda é objeto de controvérsia entre os especialistas.

Em Êxodo 3:14, YHVH disse a Moisés: “Ehiéh ashér ehiéh.” Segundo muitas traduções da Bíblia, esta expressão, encontrada no texto hebraico significa: “Serei o que Serei.” – Almeida Revista e Atualizada.

E assim também compreenderam os tradutores da Versão Septuaginta: "Ego eimi ho ôn". Disse Deus a Moisés: "Eu sou Aquele que é". Disse mais: "Assim dirás aos filhos de Israel: 'EU SEREI me enviou até vós.' "

Esta expressão “Eu sou o que sou” é usada como título para Deus, para indicar que ele realmente existia. Isso corresponde a "Eu sou aquele que é", "Eu sou o existente". YHVH estaria assim confirmando sua própria existência.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Provérbios 3:5 - Confiança em YHWH com todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento.

Provérbios 14:12 - Há um caminho que parece direito ao homem, mas o fim dele são os caminhos da morte.

Provérbios 12:15 - O caminho do insensato é reto aos seus próprios olhos, mas o que dá ouvidos ao conselho é sábio.

Provérbios 16:02 - Todos os caminhos do homem são limpos aos seus olhos, mas YHWH pesa os espíritos.

Provérbios 16:3 - Confia em YHWH as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos.

Provérbios 15:29 YHWH está longe dos ímpios, mas escutará a oração dos justos.

Provérbios 3:11 - Filho meu, não desprezes a correção do YHWH, nem se canse da sua correção.

Provérbios 3:12 - Porque YHWH corrige aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem.

Hebreus 12:7 - Se suportais a correção, YHWH vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija?

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.filhosdedeus.maisforum.com
 
Nome de Deus - Tetragrama Sagrado
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus... :: ...::: FILHOS DE DEUS :::... :: ...::: Teologia :::...-
Ir para: